quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um novo estilo de vida, a vegana.

Quando eu estava no segundo colegial, conheci dois meninos que mudaram a minha vida. Os dois veganos.

Os anos passaram, e eu que achava que iria um dia salvar o mundo através da moda, descobri que não era aquilo o que eu queria, que estava mais perdida que cego em tiroteio, não sabia quem eu era.

Quando me mudei para Florianópolis minha vida mudou, passei a ver as coisas de maneira diferente, sentir coisas diferentes, dar valor para pequenas coisas que antes, passavam desapercebidas por mim.

Como o cheiro de que vai chover, de terra molhada, o barulho do vento, do mar batendo na areia, o gosto salgado na boca.

E um belo dia, começaram a circular boatos de que um Verador/Governador, enfim, um filho da puta estava assinando uma lei da qual permitia tortura em animais, mas em caso de ceitas e rituais religiosos. O pessoal fez um barulho no twitter ( o que pra mim, foi a mesma coisa que um peido, só que sem feder) e eu fiquei puta.

Fiquei puta da vida porquê a maioria das pessoas que estavam falando, não estão nem preocupadas em saber o que consomem, como aquilo afeta os animais, seu corpo e o planeta. Sempre fui contra testes em animais, e foi nesse momento, nessa rápida faísca de pensamento, que comecei a me questionar. Afinal de contas, que tipo de pessoa eu sou? Sou contra testes em animais, mas por trás de um prato feito, a coisa é pior. Eu sabia de tudo aquilo e ainda assim eu comia? Então eu vi o vídeo abaixo e decidi que mudaria a minha vida e tentaria mudar a vida de outros seres.


Não é fácil, eu ainda cometo alguns deslizes sem querer. Por exemplo: outro dia comi gelatina, esquecendo que ela tem colágeno. Aí você me pergunta "idaí?" e o wikipédia responde:

"Todos os mamíferos fabricam o colágeno e seu uso se estende em diversas áreas de aplicação. No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (gelatinas, pudins, maria-mole, baianu´s e Pint), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos."

Eu virei vegana, não apenas pelos animais, mas por mim. Tanta coisa que consumimos e nem sabemos a procedência, e o pior, muitas pessoas nem querem ou preferem não saber. Não falo só de testes em animais, falo também de mão de obra escrava, do que realmente faz bem ao nosso corpo e ao planeta.

Você pode dizer que se eu quisesse viver uma vida ecologicamente correta, então eu teria que parar de andar de ônibus, não ter um carro, e enfim, mudar meu estilo de vida. Não, não precisa ser assim.

Pensa comigo, prejudicamos o nosso planeja e ao próximo todos os dias, a cada minuto. Não é porque não podemos fazer o máximo, que não podemos fazer o mínimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário