segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre ganhos e perdas

Eu (ruiva) e minha prima Marilia.
Até um tempo atrás eu achava tudo fantástico. O barulho que as folhas fazem com o vento, até o ano novo. Você passa um ano de experiências malucas, erra muito, aprende muito, erra mais ainda e ganha de presente 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos aproximadamente para fazer tudo de novo de maneira diferente, mesmo sabendo no fundo que você vai errar mais e aprender mais ainda, e vai errar de novo só para não sair tanto da rotina.

Eu achava o amor fantástico. Toda essa coisa de"All you need is love", "Ele move o mundo" e mimimi...Bobagem! O que move ou não o mundo são suas atitudes, seu caráter, sua cultura, entre outros. Em algumas semanas vi que nada é mais fantástico que a admiração. Esse sentimento sim move o mundo, quando você admira um local você não o prejudica. Tudo começa com admiração.

O amor? O amor nasce disso também, da admiração que se sente por alguém, pode ser um sorriso, uma atitude que muda tudo de uma hora para a outra, enfim. Sempre vi o amor como um sentimento maduro, que faz com que você conheça todos os defeitos e qualidades da pessoa ao seu lado e ainda assim amá-la.

E é a partir da admiração que você pode perder o amor por alguém. São detalhes, deslizes que se acumulam não só em uma relação, mas também na vida. Seu corpo se cansa de se auto-flagelar, sua mente pede repouso de cenas já vividas, seus olhos não aguentam mais chorar e sua garganta não aguenta mais engolir choro.

Acabou a admiração. Acabou o respeito. Acabou o tesão, acabou o amor. Este nasceu e viveu de momentos, e às vezes é em um único momento que você o perde.

Um dia você passeia pelas ruas da cidade e vê no asfalto planos construídos com tanta força quanto o próprio cimento seco, e vê que na verdade, seus planos eram leves como o pó em que tudo se transformou, você assopra e vê a velocidade com a que o vento leva isso embora.

O importante na verdade é você não deixar o pó entrar no seu olho e te cegar, você tem que assoprar esse pó nadireção do vento para que mesmo que tenha sido um momento e ele esteja em sua mão, você possa se desfazer disso e criar uma nova estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário